terça-feira, 10 de maio de 2011

Tradição - 25 De Abril



Entende-se por tradições o conjunto de conhecimentos populares, hábitos, usos e costumes que distinguem determinada comunidade. Esses e outros dados que formam o conjunto são o resultado de longa vivência e um certo gosto por aquilo que se herdou dos antepassados e se transmitem, de geração em geração, aos vindouros. Cada um dos períodos de tempo que por eles foram passando proporcionou influências e transformações próprias de uma linha evolutiva sem que se deixem de observar, com nitidez, as raízes da cultura desse conjunto. É a este conjunto de informações que se atribui o nome de tradição.
Já lá vão 37 anos que se sucedeu a Revolução Dos Cravos,  sendo comemorada com popa e circunstância o grande 25 de Abril em Portugal.
A Revolução dos Cravos foi uma mudança na História de Portugal, colmatada com um Grande Golpe no Estado.
O 25 de Abril, trouxe uma grande mudança para todos os Portugueses, sendo um fim para a era Salarista.

O 25 de Abril
Este golpe de Estado, comandado por um movimento militar, tendo ficado conhecido na História Portuguesa pelo (MFA) Movimento das Forças Armadas. Estas forças eram compostas exclusivamente por Capitães e estudantes Universitários.
Este grupo de Portugueses, ja havia sido organizado no ano de 1973 com o objectivo inicialmente de reivindicar a luta pelo prestigio das Forças Armadas.
Após vários acontecimentos comandado pelo Saraiva de Carvalho durante a noite de 24 para 25, a monarquia é derrubada.
Marcelo Caetano e os seus Ministros deixam o quartel e parte para a Pontinha em Lisboa, sendo transportados por uma chaimite.
O grande acontecimento deu se no Terreiro do Paço, em Lisboa. Mais um pouco por todo o Pais ouve uma grande revolta.
Após o 25 de Abril
O CRAVO vermelho, ficou como símbolo da Revolução Portuguesa, sendo ainda hoje comemorando com essa flor.
Este facto deveu se a uma floresta que ofereceu um cravo a um soldado, e este colocou junto a espingarda. Os colegas por sua vez imitaram e então o 25 de Abril também é conhecido pela Revolução dos Cravos.
As mudanças não se fizeram de relâmpago, mais sim ao longo dos tempos. Foi preciso muita força para construir o Nosso Portugal actual.
A Solidariedade, a Democracia e a Liberdade, eram conceitos que não existiam, sendo conquistados apenas no após o 25 de Abril.
Criaram se medidas que o ser humano pudesse viver em liberdade, pode se expressar livremente, criou se o Portugal actual.
As mudanças do 25 de Abril
Ouve imensas, por exemplo as mulheres adquiriram o mesmo direito dos homens.

Sem comentários:

Enviar um comentário